Receita de Papel

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Apresentação
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É uma técnica derivada da reciclagem do papel. O papel é transformado
em uma massa, com a consistência exata é possível moldelar vários tipos
de objetos.

A confecção de uma escultura se divide em três partes distintas:

- O preparo da massa;
- A modelagem do objeto;
- A pintura e o acabamento;


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Material
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A massa e composta de água e papel. Você precisa de um liqüidificador
e uma peneira para o preparo, no acabamento tintas guache, cola ou
verniz.


**** Papel

O papel deve ser o mais frágil, sendo mais fácil de rasgar, como
o jornal. Não tente usar papel tipo papelão, cruche ou papéis
com alguma espécie de implastificação, são difíceis de triturar,
podendo danificar o aparelho além de não atingir a consistência
exata.


**** Água

O papel será misturado na água no momento em que ele for triturado
no liqüidificador.


**** Liqüidficador

Será usado para triturar o papel e atingir o ponto ideal da massa.



Obs.:

Muitas pessoas perguntam sobre o uso de cola, farinha, maizena e outros
materiais no preparo da massa, eles podem ser usados, mas não são
necessários. Alguns destes produtos podem mofar e prejudicar a
consistência da massa.



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A Massa (o preparo)
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O preparo da massa vai ser dividido em quatro partes:

1) Picotar o papel;
2) Deixar o papel de molho em água;
3) Triturar o papel - Utilização do liqüidficador;
4) Deixar a massa de repouso na peneira para escorrer o excesso de água.


1) Rasgue o papel em quadrados de tamanho inferior a 3 cm. Quanto
menor for o tamanho do papel, mas rápido ele é triturado;

2) Deixe o papel picado de molho em um recipiente com água limpa durante
uma hora no mínimo (recomendado 24 horas);

3) Misture o papel picado com água. Para cada 1,5 litro de água
use cerca de 40 gramas de papel. Para não danificar o aparelho é
preciso usar pouco papel e mais água. O liqüidificador deve funcionar
corretamente sem forçar o motor. Caso notar um barulho diferente no
aparelho retire um pouco do papel e coloque mais água. Para cada 1,5
litro e meio de água use cerca de 40 gramas de papel. Triture até
observar que o papel picado atingiu a consistência de uma polpa.

4) Coloque a polpa na peneira para escorrer o excesso de água.


Obs.:
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Normalmente faço dois tipos de massa:
Uma mais simples, com uma consistência "grosseira", onde uso para
construir o corpo do objeto. Já a outra levo duas ou mais vezes no
liqüidficador, buscando a consistência perfeita que é ótima para
modelar os detalhes.

A quantidade de massa preparada deve ser medida conforme o tamanho
da escultura a ser criada. Uma peça de 10 cm de largura por 20 de
altura exige bastante polpa.

Também é possível adicionar tintas em pó, gesso ou argila durante o
uso do liqüidficador para mudar a cor da massa.



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A modelagem
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A modelagem consiste na parte mais complicada, exige prática e muita
paciência. Minhas esculturas são baseadas em elementos de Natureza Viva,
o processo de criação é bastante demorado, leva de 10 a 20 dias em média.
A massa tem uma consistência mole, sendo assim é complicado moldar um
objeto complexo de uma só vez sem perder o seu equilíbrio. Portanto a
construção de uma cabeça será dividida em várias etapas.

Faça uma análize do tipo de objeto que deseja construir. Encontre as
formas geometricas que constituem este objeto. Faça uma divisão das
partes em um esboço antes de começar.



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Etapas da confecção das esculturas
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Observe o gráfico, consulte:
http://www.geocities.com/SunsetStrip/Mezzanine/4933/img/mcab.jpg


A construção do formato da cabeça foi dividido em sete etapas, onde:

- Nas etapas 1, 2 e 3 é construído um cilíndro entre 4 e 5 cm de altura
com 5 cm de espessura que vai ser equivalente ao pescoço.

* Dicas para a construção do cilíndro:
Aperte a massa com os dedos para tirar o excesso de água, deslize a
massa em uma superfície lisa para chegar a forma de um cilindro.


- Nas etapas 4 e 5, é realizado a construção do formato da cabeça,
adicionando massa na parte superior do cilindro.

* Dica para adicionar massa
Se a massa estiver grossa adicione água para umidecer, isto facilita
o contato com o molde.


- Na etapa 6 é acrescentado o queixo, assim teremos um molde básico de uma
cabeça. Nesta etapa temos uma base pronta para ser criado o rosto.

* Ao adicionar massa, pressione entre a mão e os dedos a peça para retirar
o excesso de água.


- Na sétima e última etapa temos a escultura pronta.


obs.:
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Em todas as etapas a tarefa é adicionar massa, portanto a peça deve
permanecer sempre no sol para secagem, ao secar vai adquirir firmeza,
facilitando a tarefa de adicionar mais massa.

A moldelagem do rosto exige uma massa mais perfeita, adicione mais água
caso já esteja seca. Para elaborar os detalhes sempre sigo um esboço.
Utilizo facas e espátulas, para moldar o nariz, a boca e os olhos.
Uma outra sugestão e bater de leve com os dedos e a palma
da mão sobre todo o molde para atingir uma textura lisa e firme.



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A Pintura
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Não aplique tinta se a peça ainda não estiver totalmete seca, deixe-a
mais alguns dias no sol. Pode ser feito o uso de qualquer tinta que se
adapte bem com o papel. Particularmente uso a tinta Guache sem diluir
em água

Use um pincel grosso para preenchimento uniforme das áreas maiores e
um pincel fino para fazer os pequenos detalhes. Após a tinta secar
recomendo o uso de verniz ou mesmo cola branca (escolar) sobre toda
a superfície da escultura, serve de proteção, dando mais firmesa e
durabilidade.